Dia Nacional da Mata Atlântica

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

Genesis 2:15

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio.

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.

Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.

A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.

Por norma, nesta data, as escolas, instituições e organizações que protegem o meio ambiente, organizam atividades, palestras, workshops e outras ações que visam a reeducação da população sobre quais os cuidados que cada cidadão deve ter para diminuir a degradação da Mata Atlântica.

midiaazarias
Filtro:

Ultimas Noticias:

Nos conheça!

Associação Azarais desenvolve vários projetos sociais, não fique de fora, curta, compartilhe e partaticipe.

Nos Siga.

Videos Institucional

Filtro :